Publicação do blog 2

AÇÃO NO COLETIVO GLICERIO PELA VIDA

“Isso é coisa de preto.”

Por décadas, essa frase foi usada de forma pejorativa, para deslegitimar, inferiorizar e marcar negativamente o que é produzido, vivido e representado pelo povo negro. Mas como toda história de resistência preta, nós ressignificamos. E é com orgulho que apresentamos o movimento Coisa de Preto, um braço combativo do projeto Pagode Consciente, que transforma arte em ferramenta de luta e consciência.

O Coisa de Preto nasce para confrontar o racismo estrutural que insiste em marginalizar expressões culturais negras. Se dizem que algo é “coisa de preto”, nós respondemos: Sim, é! E com muito orgulho! É cultura, é tradição, é ancestralidade, é afeto, é potência criativa.

Idealizado por Claudinho de Oliveira — cantor, compositor, sociólogo e bacharel em Direito — o movimento propõe um espaço de afirmação e protagonismo negro dentro da música popular brasileira, especialmente no universo do pagode. Claudinho é também o criador do Pagode Consciente, projeto que usa o ritmo como uma ferramenta de transformação social, levando discussões sobre racismo, identidade, desigualdade e empoderamento às periferias e espaços culturais.

Enquanto o Pagode Consciente promove shows, rodas de conversa e atividades educativas com letras que provocam a reflexão, o Coisa de Preto surge como uma frente mais direta e combativa, escancarando o quanto a cultura negra é sistematicamente apropriada, mas raramente valorizada em sua raiz.

Nosso objetivo com o Coisa de Preto é claro:

valorizar, fortalecer e ecoar a verdadeira essência da cultura preta.

Queremos que nossas crianças cresçam ouvindo que “coisa de preto” é genialidade, que nossos jovens se vejam representados e respeitados, e que nossos ancestrais sejam honrados por tudo o que construíram — mesmo quando tentaram silenciá-los.

O Instituto Hashtag Brasil, que tem na cultura uma ferramenta de enfrentamento à violência e ao racismo, se orgulha de ser casa desse movimento. Porque aqui, coisa de preto é resistência. Coisa de preto é arte. Coisa de preto é amor.

Anterior
Anterior

Publicação do blog 3

Próximo
Próximo

Publicação do blog 1